Quem é caminhoneiro ou atua na gestão de frotas sabe que, muitas vezes, uma entrega pode demorar dias ou até mesmo semanas. Nesses casos, o veículo acaba se tornando a segunda casa dos condutores. Logo, é necessário prezar pela higienização do caminhão para obter o máximo de conforto e de bem-estar durante a viagem
Se, antes, a limpeza do caminhão era uma ação importante, agora, em tempos de pandemia, passou a ser ainda mais necessária, manter a cabine bem higienizada também é uma questão de saúde, além de proporcionar conforto para o caminhoneiro.
Lave os tapetes com água e sabão
Por estarem em contato direto com o piso do veículo e com calçados, os tapetes costumam acumular sujeira rapidamente. Por essa razão, merecem uma atenção especial na hora da limpeza.
Utilize álcool ou desinfetante nos bancos
Embora demandem uma limpeza mais delicada, os bancos também devem ser higienizados com frequência. Durante esse processo, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários para evitar que a água, quando aplicada em excesso, seja absorvida rapidamente pelo tecido, pois, se ela chegar à espuma, o tempo de secagem será bem maior e isso até pode danificar o material.
Deixe os vidros abertos
Em tempos de calor ou sem chuva, é ideal trafegar com as janelas abertas para facilitar a circulação do ar. Quanto à limpeza dos vidros, é possível fazê-la ao menos uma vez por semana com álcool e uma flanela limpa, ou, se você preferir, pode utilizar um limpa-vidros e um desembaçador caso esteja em um local de baixa temperatura.
Use produtos específicos
Caso você queira variar no uso da água com sabão ou álcool, é possível recorrer aos produtos específicos para a limpeza do caminhão, principalmente em relação aos itens que demandam mais cuidado, como os bancos e os carpetes. Nesse sentido, existem, no mercado, produtos que, além de serem próprios para a higienização, também têm formatos que facilitam a ação, deixando o processo mais prático, como os desinfetantes líquidos em aerossol.
Atente a limpeza do volante
O volante e o câmbio representam os componentes com os quais o motorista mais tem contato, por isso, é de extrema importância que a higienização dessas partes seja feita várias vezes ao dia com álcool 70% e com sabão neutro para remover o suor e as demais sujeiras. Vale também lembrar que o uso de produtos que contêm silicone e outras substâncias deslizantes na composição deve ser evitado, pois pode prejudicar o manuseio do volante e a troca de marchas.
Passe um pano úmido no painel
Por mais que o painel seja uma superfície utilizada pelos caminhoneiros, é comum que a sua limpeza seja negligenciada. Prova disso é que facilmente nos deparamos com painéis empoeirados e sujos. Então, como parte do processo de higienização, é muito importante que, uma vez por dia, você passe um pano úmido em toda a superfície.
Essas foram as nossas dicas para você realizar a higienização do caminhão. Percebeu como são práticas e fáceis de serem aplicadas? Embora passem a ideia de haver um trabalho a mais para o caminhoneiro ou para o proprietário da frota, garantimos que essas são ações que demandam pouco tempo.
Aliás, quando você não deixa as sujidades se acumularem, em poucos minutos, é possível higienizar todo o espaço. Apenas tenha o cuidado de utilizar os produtos adequados para cada tipo de superfície, a fim de evitar danos ao veículo.
fonte: juntosnocaminho.com
Uma resposta
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.