PortugueseEnglishChinese (Simplified)

Saiba o que mudou na nova CNH

A nova CNH já entrou em vigor, saiba o que muda:



A nova CNH entrou em vigor no dia 1 junho de 2022. O novo formato busca adequar o documento para um padrão internacional, além de ser mais moderno e seguro,  trazendo mais dificuldade à falsificação. As mudanças foram estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por meio da Resolução 886, de 13 de dezembro de 2021.

 

Os motoristas não precisarão substituir sua CNH pela nova imediatamente. A mudança acontecerá de forma gradual, conforme os motoristas vão renovando o documento ou solicitando segunda via. 

 

A principal alteração é no visual do documento, que também será emitido no formato físico e digital, como já acontece atualmente. A assinatura do motorista passa para a parte de trás do documento. Atualmente, fica após a dobra. 

 

Outra mudança é nas categorias que o motorista é habilitado, que deixa de ser apenas letras e passa a ser um quadro. O quadro para observações, como cursos especializados ou informações médicas, foi mantido.

 

A nova CNH terá classificação de veículos em 14 diferentes categorias. Uma tabela no verso do documento deixará esses dados mais visuais ao usar desenhos simbolizando os tipos de veículos, como motos, carros e caminhões e as letras atuais (A, B, C e D) sozinhas, combinadas entre si e/ou seguidas pelo número 1. 

 

Essas classificações levam em consideração o padrão europeu em que há uma divisão para condutores de pessoas e de cargas. D é passageiro, C é carga e E articulados. Quando combinadas, essas letras determinam quais os tipos de veículo o dono da CNH está apto a dirigir. 

 

“A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Call Center
Horário Comercial
Receba nossos conteúdos