PortugueseEnglishChinese (Simplified)

Cuidados com a saúde do caminhoneiro

1 – A postura

A boa postura é uma questão que vai muito além da estética, estando diretamente relacionada com a nossa saúde. O alinhamento correto do nosso corpo permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos. Uma má postura pode ser responsável por desencadear alterações na coluna, como é o caso da escoliose. 

Para quem dirige, não há escolha, será preciso mesmo permanecer sentado para trabalhar. No entanto, existem cuidados que, se observados, podem garantir a qualidade da saúde durante as horas de ofício.

 

 

2 – O sono

Manter o cuidado diário com a postura e adotar medidas saudáveis para dormir devem ser os primeiros passos para evitar riscos e garantir um sono realmente reparador

E, Com a vida corrida, muitas vezes acaba sendo difícil garantir o cuidado com o sono. Efeitos como estresse, insônia, ansiedade, falta de tempo, problemas respiratórios e dores de coluna podem ser grandes vilões.

Depois de um dia agitado na estrada, nada melhor do que uma boa noite de repouso, para que você  caminhoneiro possa ter energia para as longas jornadas pelas estradas durante o dia.

Ter um sono regulado e ter um ótimo rendimento no cotidiano é mais fácil do que se imagina; Não ingira álcool ou cafeína próximo ao horário de dormir e coma comidas leves pela noite.

 

 

3 – A alimentação

Das vantagens de ser caminhoneiro, a possibilidade de conhecer a gastronomia de todo um país é uma delas. As delícias de Minas, do Nordeste, do Norte e por aí vai.

A dieta é um fator de importância na hora de acumular energias e também contribuir para manter a saúde em dia e o organismo com força o suficiente para aguentar os dias de trabalho pelas estradas.

O cuidado com a segurança também passa pela alimentação. Motoristas costumam se alimentar em estabelecimentos e restaurantes de diversos tipos, tamanhos e lugares.

 

4 – A prevenção

De que maneira essa prevenção poderia acontecer? Podemos pensá-la de duas formas. A primeira é como postura de vida, adotando hábitos saudáveis que contribuem para a imunidade ou para fortalecer o corpo e a mente.

Outra forma é a frequência com que o motorista vai ao médico analisar sua saúde.

Motorista, faça check-ups com frequência e visite um médico sempre que uma dor ou um sintoma novo aparecer. Diante de qualquer contratempo, quanto antes souber do que se trata, melhor.

 

 

5 – Os medicamentos

No geral, o bom senso diz que o ideal é consumir medicamentos apenas se forem receitados pelos médicos. Essa é a postura correta. Mais até: diante de qualquer sintoma, não é bom se autodiagnosticar. Os médicos são profissionais e possuem conhecimento para receitar o que realmente o corpo precisa.

No entanto, alguns medicamentos podem fazer mal para o motorista. Listamos alguns deles:

  • Antigripais, analgésicos e antialérgicos, que podem prejudicar o reflexo, a concentração e até podem causar sonolência.
  • As anfetaminas, mais conhecidas como rebites, são drogas que estimulam o sistema nervoso central, fazendo o cérebro trabalhar mais rapidamente e inibem o sono. O excesso do uso dessa substância pode causar efeitos colaterais perigosos como ansiedade, agressividade, alucinações e até o infarto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Call Center
Horário Comercial
Receba nossos conteúdos