PortugueseEnglishChinese (Simplified)

A importância dos alongamentos para caminhoneiros

 

Não é de hoje a informação de que permanecer sentado por muitas horas pode causar problemas à saúde, já que nosso corpo tem a necessidade de se movimentar. Quando falamos do dia a dia dos caminhoneiros, que passam longos períodos ao volante, a prática regular de atividades físicas não é uma realidade, e é aí que entra a importância dos alongamentos. 

Passar horas e horas sentado ao longo do dia na direção faz parte do cotidiano de trabalho dos caminhoneiros, mas essa rotina pode gerar diversas consequências negativas para a saúde. Inchaços nos membros inferiores, dores musculares e lesões por esforço repetitivo (LER) são algumas delas.

Além disso, se o motorista ainda mantém uma má postura ao volante, pode ter a situação agravada, com fortes dores na coluna.

Vale lembrar que essas dicas são úteis não só para os caminhoneiros, mas para todos os profissionais que passam parte do seu dia sentados.

Alongue os ombros

Faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás sempre lentamente, com duração de 10 séries para frente e 10 para trás. Assim, proporcionará um alívio na região dos ombros e pescoço e também melhorará dores constantes ou crônicas.

Alongue a região das costas e a coluna lombar

Para o primeiro caso, entrelaçando os dedos, estique os braços para frente, mantendo a palma da mão para fora. Em seguida, incline lentamente as costas e mantenha essa posição, se possível, por dez a 15 segundos. Essa prática vai reduzir as dores na região e vai ajudar você a preservar uma postura correta.

Para trabalhar a lombar — o segundo caso —, sente-se e procure flexionar os seus joelhos, segurando-os e trazendo-os ao encontro da região do peito. É interessante manter essa posição por um espaço de tempo entre 30 e 60 segundos.

Com esse movimento, você não só alongará a lombar, mas também amenizará a tensão dessa região. Isso previne dores nas costas e lesões, como a hérnia de disco.

Alongue o pescoço e os braços

Inicie inclinando a sua cabeça para a esquerda, “puxando-a” também com a mão esquerda. Faça isso até que haja uma sensação leve de pressão na parte lateral do pescoço. Repita o processo na lateral direita. Para essa atividade, é interessante manter cada posição por cerca de 15 segundos. Isso ajuda a diminuir o acúmulo de tensão nessa região do corpo, elevando também a circulação de sangue, prevenindo desconfortos e dores de cabeça.

Para trabalhar os membros superiores, estenda-os em direção ao corpo (em cima da região do peito), pressionando o cotovelo direito e mantendo a cabeça sobre o ombro direito. Repita o processo no lado esquerdo, permanecendo cerca de 15 segundos em cada posição. Além de amenizar a tensão, esse exercício melhora a sua flexibilidade.

Alongue a coluna cervical

Comece entrelaçando as mãos por trás da sua cabeça. Em seguida, exerça pressão para baixo e, por 15 segundos, mantenha o seu queixo encostado no peito. Além de alongar toda a região cervical, você perceberá um aumento de flexibilidade também na área do pescoço, o que vai prevenir a rigidez nessa região e reduzir as dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Call Center
Horário Comercial
Receba nossos conteúdos